>

Certificações e Prêmios

CERTIFICAÇÕES

As certificações obtidas pela Portonave asseguram a qualidade nos serviços oferecidos e garantem a segurança e a preservação ambiental na operação portuária do Terminal.

 

ISPS CODE

As normas de segurança para navios e instalações portuárias – ISPS Code - foram desenvolvidas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Desde dessa data, qualquer navio que tenha por destino a América do Norte precisa estar certificado pelo ISPS Code.

Para atender ao requisito, a Portonave investiu R$ 8 milhões em equipamentos e padrões de conduta, tornando-se referência no setor portuário do País, cumprindo à risca as exigências dos órgãos intervenientes e da legislação.

 

ISO 9001:2008

 

Certificada pela Bureau Veritas Certification, o título comprova que a organização é capaz de fornecer regularmente serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

A Portonave foi o primeiro terminal portuário do País a receber a certificação na versão 2008, e busca conquistar também a OHSAS 18001, que estabelece padrões para segurança e saúde ocupacional.

 

ISO 14001:2004

Norma que estabelece os requisitos para a operação de um Sistema de Gestão Ambiental, por meio de controle do uso e disposição de recursos.

Depois de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores, no dia 11 de junho, foi finalizada a auditoria da BVC e o Terminal, certificado, sendo reconhecido por se preocupar com a lucratividade e com a gestão de impactos ambientais.

 

PRÊMIOS

A Portonave iniciou as operações em outubro de 2007 e, desde então, o Terminal Portuário conquistou importantes prêmios nas áreas de operação portuária, meio ambiente, recursos humanos e responsabilidade social.

Confira:

- Novembro de 2011 – Certificado de Responsabilidade Social da ALESC

A Portonave recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) o certificado de Responsabilidade Social, em reconhecimento às ações socioambientais desenvolvidas pelo Terminal Portuário para a comunidade de Navegantes e da região.

- Outubro de 2011 – Menção Honrosa e Finalista do Prêmio Internacional Containerisation International Awards 2011

O Terminal Portuário foi finalista na categoria Operador de Terminal do Ano de 2011 e recebeu do prêmio a Menção Honrosa, na categoria. O Containerisation International Award é realizado pela conceituada revista britânica, especialidade no comércio marítimo mundial, e é um prêmio que visa reconhecer empresas e indivíduos que fizeram contribuição excepcional para o transporte marítimo de contêineres e de logística, seja pela inovação, pró-atividade ou pelo pioneirismo.

- Setembro de 2011 – Finalista do Prêmio Internacional Lloyds’s List Awards, Global 2011

A Portonave foi relacionada entre os seis melhores operadores portuários do mundo pela premiação Lloyds’s List Awards, Global 2011, sendo o único representante brasileiro na categoria Operador Portuário. O prêmio é organizado, anualmente, pelo respeitado jornal britânico, Lloyd’s List, especializado em indústria marítima, e é dirigido às principais empresas marítimas e aos grandes empreendimentos portuários que promovem ações sustentáveis. A categoria para a qual a Portonave foi indicada reconhece a empresa, ou autoridade portuária, que manteve os mais altos padrões de eficiência operacional e de serviço ao cliente.

- Agosto de 2010 – Prêmio Expressão de Ecologia – Gestão Ambiental

A Portonave foi premiada com o troféu Onda Verde pelo case “Portonave: Compromisso com o Meio Ambiente”,  na categoria Gestão Ambiental. Este reconhecimento parte da editora Expressão, por meio do prêmio Expressão de Ecologia, concedido a empresas e iniciativas que se destacam na área ambiental.

- Julho de 2010 – Prêmio Empresa Cidadã, ADVB-SC

A Portonave recebeu o troféu Empresa Cidadã ADVB-SC 2010. O case “Portonave de Todos: de mãos dadas pela responsabilidade social” foi premiado na categoria Participação Comunitária, por suas ações junto à comunidade de Navegantes e região.

- Novembro de 2009 – Comenda do Legislativo Catarinense

Os deputados estaduais catarinenses enfatizaram a eficiência, o empreendedorismo e a importância dos projetos sociais da Portonave ao homenagearem a empresa com a Comenda do Mérito do Legislativo, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O Terminal foi indicado pelo deputado Adherbal Deba Cabral para receber a distinção.

- Novembro de 2009 – Prêmio Ser Humano, ABRH – seccional Santa Catarina

Com o projeto de responsabilidade social, denominado Portonave de Todos, o Terminal recebeu o Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH, que visa reconhecer organizações que tenham realizado contribuições relevantes para a sociedade e para os seus colaboradores, promovendo o desenvolvimento humano e da própria organização.

- Julho de 2009 – Prêmio Fritz Müller – categorias Conservação de Insumos de Produção – Água e Gestão Ambiental

A categoria Gestão Ambiental do Prêmio Fritz Müller, que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental em Santa Catarina, foi entregue a Portonave como reconhecimento ao seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Na categoria Água o prêmio ficou com a Iceport, comprovando seu trabalho na preservação da água e dos mananciais, com um sistema que coleta por dia até 265 mil litros de água da chuva e do degelo da câmara fria.

- Setembro de 2007 – Prêmio Fritz Müller – categoria Conservação de Insumos de Produção – Água

Durante todo o período de construção do Terminal, a qualidade da água do Rio Itajaí-Açu foi permanentemente acompanhada e, por não ter sofrido nenhum tipo de alteração, a Portonave recebeu, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, o prêmio Fritz Müller, na categoria Conservação de Insumos de Produção – Água.

 

 

AddThis Social Bookmark Button
Banner
Banner